Antes de tudo, pense em agricultura...
Pensou?
Então, a imagem que veio ao seu pensamento era em área urbana ou rural?
Muitas vezes, os pensamentos são limitados à área rural, mas não precisa ser assim. Produzir em meio a um ambiente urbano é possível. Uma dessas formas, que não se limita ao meio urbano, mas facilita o processo, é através das:
Hortas Verticais
Essas são caracterizadas por serem penduradas ou fixadas de forma vertical, conseguindo, assim, um maior aproveitamento do espaço. Logo, se tornam ideais para casas e apartamentos com espaços limitados.
Além disso, podem ser feitas com estruturas leves, como garrafas PET, permitindo fácil deslocamento caso precise mudá-las de lugar.
São utilizadas, em geral, para o plantio de hortaliças, ervas e temperos.
Hortas Verticais x Meio Urbano
Pensando em área urbana, na qual uma parcela significativa da população está acostumada a somente comprar o alimento, sem produzi-lo, surgem mais algumas vantagens.
Dentre as vantagens, é possível citar:
maior aproveitamento do espaço;
fácil deslocamento;
maior proximidade com a natureza, visto que podem ser utilizadas dentro de casas e apartamentos;
melhora na qualidade dos alimentos;
maior diversidade de alimentos;
estética do ambiente;
menores custos com a compra de alimentos.
Esses são alguns dos motivos pelos quais as hortas verticais são ótimos meios de se produzir na área urbana, principalmente, quando se leva em conta a rotina apressada da população, sem muitos momentos para contemplar e se relacionar com a natureza.
Comece a Produzir
Se quiser produzir a partir desse sistema, confira as dicas a seguir.
Antes de colocar em prática, tenha em mente que o local ideal para as hortaliças é aquele que recebe, pelo menos, 4 ou 5 horas de incidência de luz por dia;
A temperatura influencia na frequência de irrigação, ou seja, em temperaturas mais baixas, deverá irrigar com menor frequência, enquanto em temperaturas mais elevadas, deverá irrigar com maior frequência;
Como as plantas estarão suspensas, uma dica para irrigar corretamente é colocar água até que comece a escorrer pelos furos do vaso (recipiente em que estiverem as plantas) e assim que isso ocorrer, parar de irrigar;
Lembre-se que as plantas precisam de nutrientes, então forneça um substrato com quantidade adequada para o desenvolvimentos delas;
É possível produzir adubo em casa através da compostagem de resíduos orgânicos, gerando dois benefícios: diminuição da quantidade de lixo produzido e fornecimento de nutrientes para a sua horta.
Para saber mais sobre como construir sua horta vertical, confira o Manual de Hortas Verticais da USP.
Comments