top of page
Buscar
  • Foto do escritorpetagricolauff

Reflorestamento do Morro da Boa Vista

Atualizado: 18 de dez. de 2020



Desde Outubro de 2018, o PET Agrícola UFF (Programa de Educação Tutorial de Engenharia Agrícola e Ambiental), em parceria com a CLIN (Companhia de Limpeza urbana de Niterói) e a Prefeitura de Niterói, promove o reflorestamento de uma área de aproximadamente 4.000 m² (equivalente a 24 quadras de vôlei), onde será utilizado um total de 985 mudas de espécies nativas fornecidas pelo Viveiro de Mudas da CLIN.


O projeto é apoiado pela Pró-Reitoria de Extensão da UFF (processo SIGProj N° 314156.1599.220199.29092018) e tem como objetivo levar os estudantes a aprimorarem, na prática, os conhecimentos adquiridos na universidade e, em especial, a transferência de conhecimentos entre os alunos e o corpo de funcionários da CLIN.


Nas atividades são utilizadas técnicas de conservação de solo e recuperação de áreas degradadas, como o plantio em curvas de nível, criação de aceiros como proteção contra queimadas e implantação de espécies relevantes para melhoria da biodiversidade do local.


Uma das principais atividades propostas pelo projeto é envolver a comunidade do entorno da área como uma forma de conscientização ambiental da importância do trabalho realizado no Morro Boa Vista. Para isso, foi realizado, no dia 16 de abril de 2019, um dia de educação ambiental no Colégio Estadual José Bonifácio, onde foi apresentado o projeto para crianças. Além disso, foi feito o plantio de onze mudas no pátio do colégio com espécies como pitanga, cajá, laranja e ipê branco para sensibilização dos alunos e professores.


No dia 07 de maio de 2019, foi realizado a segunda etapa de ação de educação ambiental junto ao CE José Bonifácio onde alunos da UFF, funcionários da CLIN e crianças do colégio trabalharam em conjunto no plantio de 71 mudas como pontapé inicial ao plantio da área.

Nos dias 17 e 18 de agosto de 2019, foi feita uma nova abordagem de educação ambiental com o grupo Desbravadores da Igreja Adventista do Sétimo Dia com a mesma metodologia aplicada no CE José Bonifácio, com a apresentação inicial do projeto e o plantio de 54 mudas na Ilha do Pontal.


Em setembro de 2020 foram publicados no 17º Congresso Nacional do Meio Ambiente, o artigo Meio Ambiente e Comunidade: educação, oportunidades e desafios disponível em: http://www.meioambientepocos.com.br/ANAIS%202020/504%20Meio%20Ambiente%20e%20Comunidade%20educa%C3%A7%C3%A3o,%20oportunidades%20e%20desafios.pdf


O projeto no momento encontra-se em etapas importantes, sobre a conscientização da população local do MBV. Para essa realização estão sendo produzidas informações e conteúdos em mídias sociais e entrevistas locais, com o intuito de entender melhor a problemática dos moradores. As entrevistas possuem acompanhamento do presidente da associação dos moradores.

89 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page