O projeto ArticulaFito, realizado junto à FIOCRUZ, é destinado ao estudo de produtos vegetais com valores cosméticos e alimentares para fins medicinais.
Para isto, foram adotadas cadeias de valor, que é um método que permite a organização de todos os seus processos, observando os elos e como cada um deles pode gerar valor ao cliente, totalizando 26 cadeias. Mudanças na cadeia de valor podem alterar fundamentalmente os requisitos do produto e seus padrões de qualidade, bem como outros requisitos regulamentares, com impactos importantes sobre esta cadeia (ISHE, ASFAW & GIDAY, 2016).
No estudo, as cadeias de valor possuem diferentes elos que, basicamente, são as propriedades de cada cadeia, sendo positivas ou negativas. Estes podem ser: insumos, produção, beneficiamento, transformação, consumo, comércio, manejo, entre outros.
Também, para facilitar mais o estudo, existem 4 campos de ação, denominados: Relações Horizontais e Verticais; Serviços Financeiros e Não-Financeiros Padrões Sociais, Ambientais e de Qualidade, Institucional/Regulações.
Com tudo isso, o objetivo é traçar tanto as qualidades como os problemas de cada elemento presente no estudo, a fim de buscar tanto a área mais qualificada como a pior para sanar as dores.
Comments