top of page
Buscar
Foto do escritorpetagricolauff

Conheça Nosso Projeto de Hidroponia

Atualizado: 7 de mai. de 2022



O projeto de hidroponia do PET envolve a construção, a manutenção e operação de um sistema hidropônico. Para tal, construímos uma hidroponia com capacidade de 25 plantas, e atualmente utilizamos para a produção de alfaces.


Quanto a operação, é necessário realizar a produção de mudas em substratos, para este fim, utilizamos, atualmente, a espuma fenólica.


Além disso, produzimos uma solução nutritiva para o sistema com a orientação de um docente do departamento de engenharia agrícola.


Mas muitos podem estar se perguntando sobre o que é uma hidroponia....


Então, nada mais justo que falar um pouco sobre.


A hidroponia vem da junção de duas palavrinhas do grego: hydro, água, e ponos, trabalho. Assim, hidroponia é o trabalho com água e, implicitamente, sem uso de solo.


Dentre os sistemas existentes, o que utilizamos no nosso projeto é o NFT, que traduzido para o português significa: Técnica do Fluxo Laminar de Nutrientes. É um sistema onde há uma solução nutritiva, meio pelo qual a planta consegue seus nutrientes, circulando de forma intermitente. Nesse sistema, para a sustentação das plantas é utilizado um substrato inerte ou pouco ativo quimicamente: pode ser fibra de coco, vermiculita, casca de arroz carbonizada ou espuma fenólica, dentre outras opções.


É preciso também checar se o pH e a condutividade elétrica da solução estão de acordo com o que a planta precisa, para tal utilizamos instrumentos próprios para medição de cada uma dessas variáveis,


Ademais, é importante que saibam que existem outros modelos de sistema hidropônico assim como variados tamanhos. Isto é, a hidroponia pode ser realizada tanto em grandes estufas quanto na varanda do seu apartamento!


O projeto elaborou um Ebook, em 2021, com o objetivo de facilitar o entendimento sobre o funcionamento, benefícios e alguns exemplos de hidroponia. Para acessar o Ebook, basta clicar no link abaixo!




59 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page